Cidades inteligentes, o que são?


O conceito de “cidade inteligente” (ou cidades do futuro, como alguns chamam) hoje é muito amplo, mas pode-se dizer que uma cidade inteligente é uma cidade que evolui na direção de forte integração das inteligências humana, coletiva e artificial (a do espaço físico mesmo, infra-estrutura local e ferramentas públicas).

O que torna uma cidade inteligente não é a ausência de problemas, mas sim a forma como sua população e gestão lidam com estas questões, ou seja, dando uma nova perspectiva às possíveis consequências que estes problemas tendem a trazer. Soluções para um problemas existem, mas nem todas auxiliam a população e os gestores, a viverem e conduziderem uma cidade. É sobre isso que “cidades inteligentes” trata, sobre como eleger uma solução para um problema, beneficiando quem vive ali.

Segundo o ranking da Connected Smart Cities, de 2015, as cidades mais inteligentes em cada categoria. Algumas delas, apesar de capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasilia (DF) aparecerem com destaque em algumas categorias, também vemos cidades pequenas e interioranas destacando-se. As categorias que o ranking levanta são: mobilidade, meio ambiente, energia, segurança, economia.

Não é que em todos as categorias apresentadas pela Connected Smart Cities, estão presentes nas capitais citadas, mas elas se destacam em pelo menos duas, por isso são citadas.

Outras categorias podem ser consideradas, por motivos de interesses particulares, como acesso a estrutura de conhecimento (biblioteca, teatro e museu) e acesso a conhecimentos públicos (saúde, tecnologia, etc…) e outras que podem ser consideradas interessantes por algum motivo para tornar uma cidade mais inteligente.

Você também pode ajudar a construção de um conceito que estamos trabalhando, queremos colocar o transporte público do Distrito Federal, como forma de melhorar a posição alcançada nos rankings. Não somente isso, queremos contribuir para uma melhor difusão das informações sobre o transporte público nessa região e depois em outras partes do país. Para ajudar clique na imagem a baixo e participe da nossa enquete.

Enquete
Enquete

Talvez algum dia possamos nos perguntar se é melhor uma cidade inteligente ou um povo que habita uma cidade ser inteligente o suficiente para melhorar a sua cidade, ao ponto que esta seja inteligente? No entanto, algumas pessoas já se fizeram essa pergunta e até já possuem respostas.

Em uma reportagem no jornal El País o prefeito da cidade de Bilbao, na Espanha diz que:

“Não tenho claro o que tem a ver a água com os semáforos”, brinca o prefeito de Bilbao, Ibon Areso, para explicar que não valoriza a chamada conectividade, a gestão inteligente que oferecem algumas empresas procurando integrar todos os serviços urbanos. “Acredito mais em dividir”, esclarece. Para Areso, saber quanto vai demorar o ônibus é uma piada. No entanto, defende que seu objetivo como prefeito é que Bilbao seja uma cidade inteligente. “Passamos da cidade industrial para a cidade amável com uma profunda transformação urbanística. Trabalhamos agora no segundo plano estratégico para passar de amável a inteligente”.

Na mesma reportagem o arquiteto Josep Bunyesc diz que:

Bunyesc também acha que a os cidadãos devem ter a inteligência. “Se a inteligência precisa vir da tecnologia é porque algo não funciona. Em um semáforo inteligente, o menos esperto de todos é o semáforo. Se uma faixa de pedestre funcionasse bem com a inteligência dos cidadãos, o semáforo estaria sobrando”, diz. Enquanto isso, afirma que há propostas urbanísticas, como a reorganização de calçadões no centro de Bordeaux, “com maior repercussão Smart que a tecnologia”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 comentários sobre “Cidades inteligentes, o que são?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s