Horários críticos da linha 110, com destino na UnB campus Darcy Ribeiro


Talvez você tenha notado que a depender do horário do dia, pode variar muito a pontualidade do transporte coletivo. No Distrito Federal encontramos a demanda horário previsto X pontualidade, o que não permite confiar nos horários previstos com grau de certeza muito elevado.

Os horários previstos na maioria dos casos são medidos por usuários do sistema, que fornecem informações para outros usuários e isso vai sendo propagado. Porém uma mudança de horário em alguns minutos, para mais ou para menos no horário de partida da linha de ônibus gera transtornos para os usuários do sistema, como atrasos em atividades cotidianas, até conseguirem novas informações.

Com relação as linhas que tem origem na rodoviária do plano piloto e destino na Universidade de Brasília, esse fenômeno acontece e afeta uma quantidade grande de usuários. A linha 110, utilizada pela maioria dos alunos passa constantemente por incoerências de horários, talvez não no seu ponto de origem mas no decorrer do trajeto. Alguns fatores influenciam essa dificuldade em manter uma regularidade na pontualidade do transporte público, um desses fatores são chuvas, semáforos e engarrafamento das vias.

As chuvas influenciam na diminuição da velocidade nas vias, mas este é um fator já esperado pelos usuários em épocas de chuvas. Mas se pensar em uma grande área, pode chover em uma área e não em outra, portanto isso pode atrapalhar mas com menos frequência em relação aos outros dois.

Os semáforos também são fatores diretos observáveis, devido a não ter regularidade entre o horário de circulação da linha de ônibus e o seu tempo de abrir e fechar. Os engarrafamentos são fenômenos muito observáveis em alguns momentos do dia e atrapalha a maioria da linhas, não só as que vão para a UnB.

A grande questão é que na prática, esses três fatores podem ocorrer sem a percepção do usuário do sistema, ocasionando grande tempo de espera na parada de ônibus e criando a sensação de incapacidade de funcionamento do transporte público.

A Street UnB fez um pequeno levantamento de horários de picos, acompanhe:

  • Com relação a velocidade média do 110 nessa via é de 55,5 km/h  com aproximação de 3,75% para mais ou para menos.
  • Com relação a horários previstos de uma volta inteira obtivemos resultados.
    • 30 minutos entre 6 horas e 8 horas.
    • 36 minutos e 8 horas e 10 horas.
    • 34 minutos entre 10 horas e 11 horas.
    • 36 minutos entre 11 horas e 14 horas.
    • 34 minutos entre 14 horas e 17 horas.
    • 37 minutos entre 17 horas e 20 horas.
    • 33 minutos entre 20 horas e 23:30 horas.
  • Quando os fatores de tempo de semáforo*¹ e parada de ônibus*², obtivemos para uma volta inteira os seguintes resultados:
    • 36 minutos entre 6 horas e 8 horas.
    • 43 minutos e 8 horas e 10 horas.
    • 41 minutos entre 10 horas e 11 horas.
    • 43 minutos entre 11 horas e 14 horas.
    • 41 minutos entre 14 horas e 17 horas.
    • 45 minutos entre 17 horas e 20 horas.
    • 39 minutos entre 20 horas e 23:30 horas.
  • Fizemos também uma divisão do itinerário dessa linha em alguns pontos de controle e aplicamos os fatores de tempo de semáforo*¹ e parada de ônibus*², obtivemos os seguintes resultados:
    • Saindo da baia na rodoviária até chegar na parada do Serpro o tempo mínimo foi de 3 minutos e o máximo é 4 minutos.
    • Saindo da baia na rodoviária até chegar na parada do Cespe o tempo mínimo foi de 9 minutos e o máximo é 12 minutos.
    • Saindo da baia na rodoviária até chegar na parada do ICC Norte o tempo mínimo foi de 15 minutos minutos e o máximo é 19 minutos.
    • Saindo da baia na rodoviária até chegar na parada do 406 Norte o tempo mínimo foi de 26 minutos minutos e o máximo é 32 minutos.
    • Saindo da baia na rodoviária e dar a volta no itinerário, retornando para a baia na rodoviária o tempo mínimo foi de 36 minutos minutos e o máximo é 45 minutos.

*¹ são 18 paradas de ônibus com 20 segundos cada. *² são 60 segundos por cada semáforo no caminho.

Anúncios

Um comentário em “Horários críticos da linha 110, com destino na UnB campus Darcy Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s